26 de outubro de 2012

Comentários: Psycho-Pass #03



















Mais explicações sobre o sistema e o confronto sistema Sibila X intuição? E um pouquinho de ação.
Deve dizer que me surpreendo com o visual gráfico de PP a cada episódio. É tudo detalhado e visualmente bonito. 
Para aqueles que se perguntavam, assim como eu onde o Shinya mora e o que ele fazia, bom neste episódio temos a resposta. Primeiramente gostaria de ressaltar todo o visual deste anime, ta difícil dizer que é porque é bom mesmo ou porque eu tenho uma quedinha pelo anime.
No episódio #02 mostra o quarto da Akane e toda aquela projeção holográfica e muita tecnologia com direito até a um polvo rosa kawaii(esqueci o nome). Então no quarto e na vida de Shinya não tem um polvo falante contando até as calorias que ele comeu durante o dia ou mudando a projeção do seu quarto.
Deixando uma dúvida no ar, ele vive como prisioneiro ou ele que não é adepto a toda essa tecnologia em sua vida. Seria até interessante vermos os outros justiceiros para saber que estilo de vida eles levam.
Na parede do quarto é estilo detetive mesmo, fotos coladas e um escritório escuro. Pra quem reparou nas colagens podemos ver duas fotos no meio das colagens que parecia ser um homem(cabelos brancos) que automaticamente me lembra o fraguimento do primeiro episódio de PP.
Apesar da Akane não fazer muita coisa a não ser perguntar, e gritar pare em momentos de tensão. Sinto como se ela fosse um telespectador assim como nós, buscando entender o sistema e o que realmente faz no seu trabalho.

Akane: Acho que vou conseguir me dar bem com os justiceiros. 
Ginoza: Quer dizer que vai se dar bem com eles como colega? Ou como domadora?

Gostei bastante dessa passagem, mostra uma postura fria do Inspetor Ginoza ao tratar os Justiceiros como bichos ou como seres descartáveis.

O episódio em si nos mostra uma outra face do sistema Sibila(que desdo primeiro episódio já sabia que era cheio de falhas) claro que tem que ter falhas no sistema por razões básicas um sistema não se faz sozinho quem produz e manuseia? Muito provavelmente um humano e se é humano é falho, claro e evidente isso.Viver no mundo onde Sibila tem total controle é como viver numa prisão, que é mostrada nesse episódio. E nos outros também é como se fossem diversos tipos de prisões, aquelas para pessoas com tal condição e intelecto, os criminosos latentes, os pobres coitados que não deram sorte e o sistema sibila mandou para lugares como fabricas onde são obrigados a viveram offline.
Fato interessante muito bem abordado é o stress que o trabalho causa e também a questão do bullying. Se fossemos transferir esse episódio para o cotidiano de um trabalhador que trabalha muito e não tem tempo pra si mesmo, ganha pouco e ainda tem que aturar piadinha de colega de trabalho. Fatalidades iriam acontecer (como podemos ver em vários noticiários, sem contar os que não vem a tona), o fato citado é matar alivia o stress ? Voltando ao episódio matar faz a matiz voltar ao normal ?
Claro contanto com todas as explicações de como o sistema sibila tem uma fila enorme de pedidos para saber o coeficiente de cada pessoa e assim definir se ela é ou não um criminoso latente, faz com que muitos casos passem despercebidos. Como os justiceiros tem um acesso privilegiado através do dominator, assim furando fila para obter a resposta imediatamente e assim sabendo se pode ou não matar. Resultado a cada 1 pessoa que matam tem mais 10 pessoas quais os coeficientes não foram conferidos.
Sistema X Intuição. Claro que quando se trabalha com alguma coisa durante muito tempo você adquiri uma certa experiência e assim não depende de certas tecnologias para realizar o trabalho e nem de muita investigação.
Toda questão está justamente ai na falta de confiança em que as pessoas tem nos Justiceiros (pessoas a que me refiro Ginoza), de certo modo tem um princípio de razão, confiar plenamente em um criminoso latente ou num sistema de que recebo ordens (que em todo cado não costuma falhar).
A posição da Akane perante tudo isso foi a mesma de sempre perguntar e levar tudo com o máximo de otimismo possível. 
A ação com Shinya e Akane foi algo esplendoroso,deixando a honra pra arma,sim a arma consegue tirar o folego de qualquer um put*a me*da não canso de dizer que o gráfico dela é maravilho o desenho e tudo mais.
Contém muitos (muitos mesmo) spoilers
Enquanto ao Shinya gostei de como ele resolve as coisas na tora,no vamos ver quem pode mais.Também temos de ver um outro elemento que é comum entre os trabalhos do Gen, ideologias respectivas. Embora nem perto do nível de profundidade que foi apresentado em Fate / Zero, vemos como as vistas ordenadas de Gino contraste com risco de Shinya, e suas ações "clandestinas". É claro, a diferença entre estes dois era de se esperar, considerando suas origens.(eu estou esperando o que será elaborado mais tarde com eles). Eventualmente, o CID permite Shinya colocar seu plano em ação que envolve ameaça, para revelar o segredo do trabalhador intimidado de ter matado seus colegas de trabalho. Neste caso, o plano de Shinya era realmente uma das poucas opções que o CID havia deixado devido ao bloco de rede e do trabalhado nublado Psycho-Pass. Claro que o trabalhador acaba enlouquecendo e tenta encobrir a evidência matando Shinya e Akane. Qua já tinham um plano de fuga e prisão.Então, basicamente, deixa uma seqüência de perseguição seguida por um monte de cenas de ação spiffy e este caso é encerrado.

Shinya: Se trata de encontrar a verdade por trás da vida e da morte ! Se quisermos descobrir,devemos arriscar nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário